sábado, 3 de agosto de 2013

Noções sobre adestramento

Noções sobre adestramento
O adestramento dos cães deve ser iniciado no momento em que o filhote chega em casa. O cãozinho precisa aprender o significado de comandos como "Não", "Muito Bem", "Aqui", etc. Isso evitará que ele tenha problemas comportamentais na fase adulta, como a agressividade. Com o adestramento, o cão vai entender que 'manda' e isso é importante para se estabelecer umahierarquia

Você pode optar pela ajuda de um adestrador para orientá-lo. Procure ter referências sobre o profissional que irá contratar. Há pessoas não qualificadas que ensinam os animais com métodos violentos, o que será desastroso para o caráter do cão. O adestrador deve ter noções básicas sobre o estudo do comportamento dos cães. É importante que depois de algumas aulas, você comece a acompanhar o adestramento, ou seu cão apenas obedecerá o adestrador. Existem bons livros que ensinam você a educar o filhote, compreender a sua linguagem e até adestrá-lo. Indicamos alguns no final deste artigo.

O adestramento do animal, seja feito por você ou um profissional, NÃO INCLUI:
Bater no cão;
Prendê-lo a maior parte do tempo, seja na corrente ou canil, a fim de que ele se torne um animal bravo ou um bom cão de guarda;
Deixá-lo sozinho o dia todo e longe do contato com pessoas da casa;
Provocar o animal.

Jamais use esses métodos, isso só fará com que seu animal desenvolvaagressividade desnecessária e se torne um cão incontrolável, trazendo perigo para os próprios donos.

URINA E FEZES no lugar certo:
Para ensinar o cão a fazer o xixi e cocô no lugar certo, temos que usar uma linguagem que ele entenda. De nada adiantará broncas longas, 'sermões' e muito menos violência, porque o cão não entenderá nada e ficará mais confuso. Esqueça aquela história de esfregar o focinho do cachorro no tapete em que ele fez xixi ou bater nele com jornal. Isso não funciona, só deixa o cachorro assustado, mas ele não entende o que fez de errado.

No começo, deixe o filhote numa área restrita (uma lavanderia, por exemplo) toda forrada com jornal. O espaço não precisa ser muito grande e vai variar com o tamanho do filhote. Deixe o cãozinho a maior parte do tempo nessa área e tire-o somente para brincar. Obrigatoriamente, ele fará suas necessidades sobre o jornal e ficará condicionado. Vá aumentando aos poucos o acesso do cão às outras partes da casa, a medida em que você percebe que ele já procura o jornal e consegue encontrá-lo quando está "apertado".

Depois dessa etapa, tanto para filhotes como cães adultos, proceda assim: quando ele fizer as necessidades fora do jornal, diga "não" com voz mais séria, leve-o até o jornal e diga "aqui". Mas é importante que o "aqui" seja dito com voz amiga e você o acaricie. Ele deve associar: xixi fora do jornal = bronca, voz séria; xixi no jornal = carinho, voz amiga. Sempre que ele acertar, faça festa. Mas lembre-se que os machos urinam em vários pontos da casa para marcar território. Nesse caso, apenas a castração resolverá.

Assim que o filhote começar a frequentar as ruas, em pouco tempo se acostumará a fazer as necessidades fisiológicas fora de casa. E você, como um cidadão consciente, levará um jornal ou saquinho para recolher das ruas as fezes de seu cão, não é mesmo? Leia Campanha anti caca

OBEDIÊNCIA:
Não permita que o cão rosne ou avance nas pessoas. Repreenda-o usando a palavra "NÃO" e segurando-o firmemente pela pele da parte de atrás do pescoço. Jamais demonstre medo ao animal. O cão deve compreender bem a hierarquia da casa, saber quem é que manda, e ser submisso aos donos, respeitando-os.

Existem veterinários e serviços especializados em comportamento animal. Caso seu cão não esteja correspondendo às suas expectativas quanto a obediência e comportamento, procure auxílio desses profissionais. Para saber sobre esse assunto, clique aqui

Se está com dúvidas sobre o comportamento de seu cão, leia mais naseção comportamento.

Livros recomendados:
"Adestramento Inteligente - com amor, humor e bom senso" - Alexandre Rossi (ed. CMS)
"Manual do Cachorro" - Claudia Pizzolato (www.bitcao.com.br)
"Apostila de Treinamento de Comandos Básicos" - Claudia Pizzolato(www.bitcao.com.br
"Entenda o seu Cão" - Bruce Fogle - (ed. Globo)
"Cães são de Marte, donos são de Vênus - Como entender o seu cão e fazê-lo feliz " - Patricia Mcconnell - (ed. Record)

Um comentário:

  1. Gostaria de uma indicação de um bom adestrador, podem me ajudar? E-mail silene.casseb@gmail.com

    ResponderExcluir