segunda-feira, 1 de julho de 2013

Nutrição para animais idosos, têm?


Presume-se que a alimentação de um adulto seja adequada para um cão ou gato idoso, mas deve-se levar em conta as mudanças desta fase, das quais podem interferir na vida do idoso como, procurar o alimento (por diminuição do olfato),mastigar (por doenças periodontais), digerir (por redução da digestibilidade) e levando em conta a possibilidade de uma doença clínica ou sub clinica pré existentes como doenças renais, hepáticas, cardíacas ou outras demais.

Devemos observar que mudanças no metabolismo corporal acontecem e, sendo assim, as necessidades calóricas também devem estar reduzidas em + ou – 20%, já que o idoso permanece menos alerta e a obesidade é um fator negativo para o sistema locomotor.
A quantidade de proteína deve ser observada, pois a capacidade de digerir e utilizar a mesma esta diminuída em razão da eficiência gastrintestinal, podendo provocar a progressão da doença renal crônica subclínica, hipertensão renal que esteja presumivelmente presente nos animais idosos. Por outro lado à restrição da ingestão proteica a um nível abaixo do considerado adequado também pode ser prejudicial, pois as proteínas são necessárias para a produção de hormônios, enzimas e reparação tecidual e pode reduzir a massa magra drasticamente ou levando esses animais a serem incapazes de responder a infecções, pois seu sistema imune nesta fase também já é reduzido.
Os níveis de Fósforo e Cálcio devem ser reduzidos pela mesma razão, de promoverem progressão de doenças renais. A necessidade nutricional de sódio nos idosos é muito baixa em decorrência da distribuição dos mesmos nos demais ingredientes da ração, mas a redução drástica também prejudicaria a palatabilidade, lembrando que animal fica mais seletivo nesta fase.

Hoje em dia tem-se dado à devida importância aos antioxidantes, pois eles ajudam a controlar a formação de radicais livres os quais são considerados os grandes formadores de doenças articulares, cânceres e a progressão do envelhecimento onde beneficiam as funções imunes e a habilidade cognitiva dos idosos. Estudos sugerem também a inclusão de sulfato de condroitina e glucosamina, pois aumentam a produção endógena de substancias na cartilagem e líquido sinovial, aliviando as osteoartrites.

As necessidades nutricionais de cães e gatos geriátricos não são significativamente distintas dos animais jovens, mas uma boa abordagem pratica é necessária com modificações individualizadas. Um bom programa de manejo individualizado seria benéfico para os animais de idade avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário